Zappiens main page.Página Inicial
Categorias
Registo
Login
Zappiens
O que é?

Zappiens é um site de agregação e visualização de conteúdos multimédia educativos, científicos, culturais ou artísticos produzidos preferencialmente em ambiente escolar e em língua portuguesa.

Registado como marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, é gerido pela Fundação para a Computação Científica Nacional (http://www.fccn.pt/).

Lançado em 2008, o Zappiens agrega os referidos conteúdos para os divulgar de forma facilitada a um público vasto, através da Internet de banda larga.

Divulgando conteúdos de qualidade, o Zappiens visa encorajar a criação, publicação  e visualização de mais e melhores conteúdos pela comunidade escolar.

O Zappiens divide-se nas seguintes áreas temáticas: Artes e Humanidades, Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias, Educação e Concursos -, cada uma subdividida em diferentes ramos.

Os utilizadores registados podem disponibilizar ao público os seus trabalhos sem qualquer custo, podendo hiperligá-los a partir das suas páginas Web pessoais ou institucionais. É uma oportunidade para serem (re)conhecidos junto do mercado de trabalho, das instituições onde estão inseridos ou dos seus pares.

Os referidos conteúdos são analisados previamente por uma Comissão de Análise que aprecia a qualidade científica e/ou educativa, recomendando a sua publicação ou rejeição.

O Zappiens é uma iniciativa da responsabilidade da Fundação para a Computação Científica Nacional.

Equipa operacional Zappiens:

  • João Nuno Ferreira
    Gestão do projecto
     
  • Rita Sales Lopes
    Operação
     

Zappiens, Multimédia para o Conhecimento.

Desenvolvimento gráfico:
Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas

 

Zappiens.pt/Zappiens.br

A FCCN celebrou um protocolo com o Comité Gestor da Internet do Brasil, nos termos do qual foi definido um Plano de Acção para desenvolvimento de acções conjuntas, dentro das respectivas áreas de actuação, tendo em vista a implementação, promoção e divulgação da iniciativa Zappiens.

O objectivo desta colaboração é também o de contribuir para incrementar o número de conteúdos vídeo em língua portuguesa, facilmente acessíveis por ambas as plataformas.

Sobre o Zappiens.br

O Zappiens .br,lançado na sequência do lançamento em Portugal do Zappiens.pt, foi disponibilizado ao público em Fevereiro de 2010, como um projecto experimental criado para ser um serviço gratuito de agregação e distribuição de conteúdo audiovisual científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa da Comissão de Trabalhos de Conteúdos Digitais (CT-Conteúdos) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A plataforma reúne as iniciativas de diversas instituições que desejem disponibilizar
conteúdos relevantes para a sociedade brasileira na Internet, seja ao utilizar o serviço como repositório ou como mecanismo de busca.

Criado em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, que mantém desde 2008 o Zappiens.pt, a iniciativa implementa repositórios de vídeos para uso público, tanto para pesquisa como para o ensino em geral.

logo   logo

Pesquisa no Zappiens
Como publicar conteúdos no Zappiens
Licenças Creative Commons

ZappStream disponível em código-aberto

O ZappStream é um servidor de vídeos que permite uma gestão eficiente da largura de banda e acesso directo a qualquer parte de um vídeo durante a sua transmissão.

O código do ZappStream é agora disponibilizado para que possa ser utilizado e melhorado no âmbito de outras iniciativas.