Zappiens main page.Página Inicial
Categorias
Registo
Login
Zappiens

Uma Aventura na Pesca do Bacalhau

   
 
Incorporar
Categoria: Artes → Documentário
Data: 2009-06-24
Descrição:

Em meados do século XX, uma campanha de pesca do bacalhau fazia-se entre Abril e Novembro, os meses de tempo mais ameno. Se viajassem fora desta época, os pescadores arriscavam-se a enfrentar ciclones, correndo grande perigo.

Os navios largavam de Lisboa para uma viagem de quase duas mil milhas, mas paravam nos Açores uma semana depois. Com duas semanas de viagem lá chegavam aos bancos da Terra Nova, onde pescavam com os seus dóris durante cerca de um mês. As jornadas de trabalho eram longas, e os pescadores estavam sujeitos a tempestades e nevoeiros.

Quando se verificasse que a pesca estava a rarear, e que não era suficiente para encher o porão, o navio rumava ao porto de St. John's, na Terra Nova. Lá ficavam uma semana, altura em que recebiam notícias de casa, e dormiam, pela primeira vez desde a largada de Lisboa, uma noite descansada.

Desta vez partiam para os mares da Gronelândia, para voltar à faina do bacalhau. Na grande ilha do Árctico o navio pescava durante cerca de dois meses. Assim que o porão estivesse cheio, o bacalhoeiro rumava a Portugal. Com sorte, se não enfrentasse mau tempo, a viagem seria curta, de quinze dias.

Tudo isso acontecia nos seis meses entre a largada de Lisboa, na Primavera, e o regresso a casa, no Outono. A pesca do bacalhau foi uma aventura, que pode ser revivida no Museu Marítimo de Ílhavo.

Uma retrospectiva histórica e económica sobre as campanhas do bacalhau.

Produção co-financiada pelo programa Aveiro Digital, Programa Operacional Sociedade da Informação, Portugal Digital, FEDER/FSE.

Licença Creative Commons:
Palavras-Chave:
Visualizações: 22932
Conteúdos na mesma categoria Ver todos
Pesquisa no Zappiens
Como publicar conteúdos no Zappiens
Licenças Creative Commons

ZappStream disponível em código-aberto

O ZappStream é um servidor de vídeos que permite uma gestão eficiente da largura de banda e acesso directo a qualquer parte de um vídeo durante a sua transmissão.

O código do ZappStream é agora disponibilizado para que possa ser utilizado e melhorado no âmbito de outras iniciativas.