Zappiens main page.Página Inicial
Categorias
Registo
Login
Zappiens

Uma sociedade em alta definição / orador: Ismael Augusto, com moderação de Artur Pimenta Alves - PARTE II

   
 
Incorporar
Autor: Fundação de Serralves
Submetido por: Jccarvalho
Categoria: Artes → Artes Plásticas
Data: 2011-03-08
Descrição:
Por Ismael Augusto, engenheiro, ex-director de produção da RTP, actualmente, consultor da ANACOM, especialista em serviços avançados de comunicações. Moderação de Artur Pimenta Alves. A transformação do modo de difusão broadcast, em distribuição de conteúdos para acesso individual, suportado em múltiplas plataformas (“wired” ou “wireless”) e para modos de recepção livres ou condicionados, induz uma profunda mudança na natureza dos conceitos e práticas associados a toda a cadeia do negócio dos sectores da convergência digital. O utilizador é definitivamente o centro de toda uma estratégia que visa a organização de ofertas que sejam eficazes, inspirem confiança, sejam as convenientes e as mais acessíveis e, de forma a resolverem um problema que seja importante para o consumidor, ou a satisfazerem uma necessidade objectiva e a custos concorrenciais. É muito claro hoje que a distribuição ou difusão de conteúdos pela Internet ou por redes móveis (de forma autónoma ou combinada) e os modos de acesso, estão a modificar profundamente a forma como os operadores de broadcast encaram o negócio. Poderão o broadband ou o broader-casting, ser o fim do broadcast? Que papéis jogam as tecnologias, sejam de alta, super ou ultra definição, em 2D ou 3D, os modos de acesso (linear e não linear) e os terminais, tanto para recepção fixa como móvel? Falar de convergência é falar de quê? Tentaremos dar algumas respostas apesar da forte dinâmica dos sectores em apreço e a muita rápida desactualização do que se considera serem as certezas de hoje
Palavras-Chave:
Visualizações: 5931
Conteúdos do mesmo autor Ver todos
Conteúdos na mesma categoria Ver todos
Pesquisa no Zappiens
Como publicar conteúdos no Zappiens
Licenças Creative Commons

ZappStream disponível em código-aberto

O ZappStream é um servidor de vídeos que permite uma gestão eficiente da largura de banda e acesso directo a qualquer parte de um vídeo durante a sua transmissão.

O código do ZappStream é agora disponibilizado para que possa ser utilizado e melhorado no âmbito de outras iniciativas.