Zappiens main page.Página Inicial
Categorias
Registo
Login
Zappiens

Egas Moniz – Momentos de Glória-Impulsos

   
 
Incorporar
Autor: Equipa Impulsos
Submetido por: Sérgio Ramos
Data: 2011-04-22
Descrição:
Rompendo com linguagens “convencionais” e com as limitadas palavras, descrevemos os momentos de glória do cientista por meio de uma peça de bailado por nós concebida e criada em estreitíssima colaboração com a Cia Jovem, uma pequena mas muito dedicada companhia de bailado que envolvemos, composta por estudantes como nós e liderada artisticamente pelo bailarino e coreógrafo Álvaro Ribeiro, que desde a primeira hora se nos associou com enorme receptividade e impressionante talento. Foram, ao longo de meses, largas horas de discussão, ensaios e trabalho conjunto... Os vários quadros da peça atravessam de relance toda a História da Ciência. Não está em causa tanto uma preocupação de historicidade, como o enquadramento de Egas Moniz na dimensão de universalidade a que inegavelmente pertence. No início, foi o nascimento das Ciências, mais tarde despontou a Ciência Moderna, que tão extraordinariamente se desenvolveu, e continua a desenvolver, por meio de jogos de integração e especialização, depois representam-se os cientistas portugueses, dos quais se destaca Egas Moniz, protagonista de imortal glória. Esta iniciou-se com a descoberta da Angiografia Cerebral e culminou no prémio Nobel. Todo este clima é edificante e inspirador, levando qualquer jovem a considerar: "E se eu fosse... cientista!" As Ciências são representadas pelos bailarinos e pelos símbolos que ostentam, com destaque para a Medicina e para o Homem Vetruviano. Nós próprios, jovens da Equipa Impulsos, fundimo-nos com a Cia Jovem e assim, na pele de cientistas portugueses, integrámos os 23 bailarinos em palco para realizar esta inesquecível festa da Ciência! Mais informações no nosso blogue, em http://blogues.cienciahoje.pt/index.php/Impulsos
Palavras-Chave:
Visualizações: 6153
Conteúdos do mesmo autor Ver todos
Conteúdos na mesma categoria Ver todos
Pesquisa no Zappiens
Como publicar conteúdos no Zappiens
Licenças Creative Commons

ZappStream disponível em código-aberto

O ZappStream é um servidor de vídeos que permite uma gestão eficiente da largura de banda e acesso directo a qualquer parte de um vídeo durante a sua transmissão.

O código do ZappStream é agora disponibilizado para que possa ser utilizado e melhorado no âmbito de outras iniciativas.