Zappiens main page.Página Inicial
Categorias
Registo
Login
Zappiens
Perguntas Frequentes
O Zappiens é uma plataforma para partilha e divulgação de trabalhos multimédia de cariz científico, educativo, cultural ou artístico, com possibilidade de salvaguarda de direitos de propriedade intelectual.

O Zappiens é uma iniciativa que visa a dinamização do uso da banda larga, fomentando e encorajando uma vasta comunidade de alunos, professores e investigadores a utilizar a Internet de banda larga, como meio privilegiado de visualização e partilha, com possibilidade de adopção de mecanismos de protecção de direitos como as Licenças Creative Commons.

  • Uso de licenças Creative Commons.
  • Disponibiliza apenas conteúdos com alta resolução;
  • Acesso preferencial a utilizadores com recursos de banda larga;
  • Conteúdos previamente analisados por uma Comissão especializada.
Todos os que sejam de cariz científico, educativo, artístico ou cultural, ou seja, aqueles que tenham sido criados ou desenvolvidos, preferencialmente, no âmbito de actividades lectivas ou de investigação.
Preferencialmente sob a forma de vídeos multimédia.

Sim.

A divulgação de conteúdos encoraja e incentiva a criação e publicação de mais conteúdos por alunos ou professores.

Os utilizadores podem disponibilizar ao público os seus trabalhos sem qualquer custo, podendo hiperligá-los a partir das suas páginas Web pessoais, "online" ou das páginas das instituições a que pertencem.

É também uma oportunidade para ser reconhecido e interagir junto de empresas, instituições culturais ou de investigação e desenvolvimento e do mercado de trabalho.

As áreas temáticas do Zappiens são as seguintes: Artes e Humanidades, Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias, Educação e Concursos - cada uma subdividida em diferentes ramos.

Sim, mas apenas se se considerar que o mesmo pode ter relevo para as ciências e tecnologias em geral ou se trata de um conteúdo relevante, por exemplo, para dinamizar a banda larga em Portugal. De qualquer forma, tem a garantia de que cada caso será analisado individualmente.

O primeiro passo é registar-se. Depois, enviar os conteúdos de que é autor, com as indicações adicionais que lhe sejam oportunamente solicitadas. De seguida, cabe à equipa do Zappiens validar os conteúdos e, se aprovados, disponibilizá-los em http://www.zappiens.pt/.

Para efectuar o registo utilize o item "Registo" e aceite as "Condições de Uso", "Política de Privacidade" e "Direitos de Autor", disponíveis para consulta. Depois preencha correctamente o formulário de registo com a informação solicitada, email e senha válidos.

Posteriormente o utilizador recebe uma mensagem do Zappiens, no endereço electrónico fornecido, a qual deve validar para finalizar o processo de registo.

O Zappien tem um limite de 2048 Mg para o tamanho do ficheiro.

Recomenda-se que os vídeos possuam uma resolução PAL (720x576) ou superior, não excedendo a resolução 720p (1280x720). Todos os vídeos são re-codificados no débito que se entenda adequado à resolução submetida.
Caso os conteúdos sejam considerados de especial interesse a nível cultural, artístico, científico ou educativo, a Comissão de Análise poderá avaliar a possibilidade do Zappiens disponibilizá-los, ainda que os mesmos não preencham os referidos requisitos técnicos.

Após descarregamento para os servidores do Zappiens, os conteúdos são visionados e catalogados. Depois, são disponibilizados ao público no Zappiens, ficando com um endereço (URL) único.
Sim, usando o endereço único disponibilizado pelo Zappiens pode colocá-lo no seu sítio Web, página pessoal, currículo "online", página da instituição a que pertence, blogue, enviá-lo por correio electrónico ou por outros meios de distribuição electrónica.
Os direitos (e os deveres) dos autores encontram-se disponíveis para consulta na página de "Registo" e na página referente às "Condições de Uso".
Um conteúdo pode não estar acessível ao público porque ainda não foi visionado e catalogado, porque foi recusado ou porque não chegou à equipa gestora do projecto.

Use a página de "Contactos" para saber mais sobre o seu caso específico.

Sim, desde que esteja devida e expressamente titulado pelo respectivo autor para o efeito. Consulte a página de "Direitos de Autor" para ficar esclarecido.
Em regra, não. Apenas pode ser introduzida uma marca de água com o símbolo do Zappiens sobre os vídeos ou conteúdos multimédia. O Zappiens pretende assegurar a integridade da obra, porém os referidos vídeos e ou conteúdos podem ser editados ou cortados, se tal se justificar por, designadamente, razões técnicas, de maior inteligibilidade ou de melhor apresentação dos mesmos, por exemplo um vídeo ou um ficheiro áudio extenso, pode ser segmentado em várias partes.

Sim, a qualquer momento. Basta usar os endereços da página de "Contactos" e o conteúdo deixará de estar online logo que a equipa do Zappiens consiga proceder à remoção do mesmo.

Em caso de dúvida, consulte a página "Downloads".
Verifique se tem o software adequado (a página de "Downloads" pode ser útil). Se não resolver o problema, contacte o nosso suporte técnico, disponível na página de "Contactos".
Utilize a opção "Recuperar Senha".
Consulte a secção sobre "Privacidade".

Ao aceder à sua conta, terá acesso aos seus dados pessoais mas no caso de não conseguir aceder ao sistema pode, em alternativa, enviar um email para info@zappiens.pt ou uma carta postal para o Apartado 50435, 1708-001 Lisboa.

Detalhe o problema, identifique o conteúdo específico (usando o URL da página), forneça o seu contacto individual (para comunicação posterior), use os endereços na página "Contactos".

Um dos objectivos do  Zappiens é contribuir para a dinamização da  banda larga. Se tiver um acesso contratado com largura de banda insuficiente (regra geral inferior ou igual a 1Mbps), ou caso haja, por exemplo, congestionamento nas redes que são atravessadas desde o seu acesso até aos servidores do Zappiens, não conseguirá ver os conteúdos de modo adequado, podendo ver com menos resolução ou ter paragens frequentes na imagem. Caso não esteja em nenhuma destas situações e, ainda assim, não tenha a qualidade de visualização expectável, por favor, contacte-nos.

A versão Portuguesa das Licenças Creative Commons foi lançada no dia 13 de Novembro de 2006 pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em parceria com a FCEE-UCP - Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e a INTELI - Inteligência em Inovação.

Este lançamento foi precedido por trabalho prévio durante cerca de oito meses com a iCommons (International Commons), a entidade que internacionalmente gere estas licenças.

Em ligação com a iCommons procedeu-se à tradução das licenças e à sua adaptação para o quadro jurídico português, a que se seguiu um período de consulta pública e, finalmente, a disponibilização destas licenças em Portugal em http://creativecommons.org/international/pt/.

As Licenças Creative Commons permitem a partilha aberta de conhecimento e obras pelos seus autores de uma forma simples, eficaz e muito flexível, disponibilizando um conjunto de licenças padrão que garantem protecção e liberdade - com alguns direitos reservados.

Estas licenças são inteiramente gratuitas. Situam-se entre os direitos de autor (todos os direitos reservados) e o domínio público. Através das Licenças Creative Commons o autor define as condições sob as quais a obra é partilhada, de forma pró-activa e construtiva, com terceiros, sendo que todas as licenças requerem que seja dado crédito ao autor da obra, da forma por ele especificada. São um instrumento facilitador da partilha e da reutilização legal de trabalhos culturais, educacionais e científicos.

Pesquisa no Zappiens
Como publicar conteúdos no Zappiens
Licenças Creative Commons

ZappStream disponível em código-aberto

O ZappStream é um servidor de vídeos que permite uma gestão eficiente da largura de banda e acesso directo a qualquer parte de um vídeo durante a sua transmissão.

O código do ZappStream é agora disponibilizado para que possa ser utilizado e melhorado no âmbito de outras iniciativas.