Zappiens main page.Página Inicial
Categorias
Registo
Login
Zappiens

Nós por eles, eles por Portugal

   
 
Incorporar
Data: 2010-04-21
Descrição:

Escola Secundária da Baixa da Banheira

Nesta última fase do projecto decidimos fazer uma exposição que englobasse alguns trabalhos das crianças, alguns jogos educativos, um vídeo com fotos das crianças a realizar diversas actividades em diversas ocasiões, e entre outras animações. Esta exposição decorreu na biblioteca da nossa escola (Escola Secundária da Baixa da Banheira). A preparação da exposição aconteceu de uma maneira calma.

Conseguimos fazer tudo de uma maneira ordenada e equilibrada. A divisão de tarefas foi feita sem quaisquer problemas e no final podemos todos contribuir para que a exposição fosse um sucesso. A exposição teve como espectadores uma pequena parte das crianças com quem trabalhamos e alguns funcionários e professores que estavam lá, nomeadamente a nossa professora de Área de Projecto.

Não nos podemos esquecer de uma parte muito importante que foi a decoração da biblioteca. Embora nós tivéssemos restringidos em relação ao espaço e ao que iríamos fazer, como o nosso trabalho tem a ver com crianças, não poderíamos esquecer-nos de fazer uma decoração apelativa aos mesmos. Decoramos a biblioteca com balões e colocamos no chão algumas pegadas, que serviam para as crianças de dirigirem aos locais onde estavam as "diversões" todas.

Temos vindo a desenvolver alguns trabalhos com as crianças e os últimos trabalhos que realizamos com as crianças são relativos à saúde, mais especificamente à higiene oral. Acreditamos que devemos, de uma maneira que as crianças achem engraçadas, incutir-lhes alguns princípios. E, isso foi o que temos vindo a fazer. Esta exposição foi uma amostra daquilo que acabamos de dizer. Nesta, apesar de não termos a totalidade de crianças connosco, já podemos constatar que temos vindo a ter resultados com as mesmas. Ou seja, elas já conseguem mudar os seus hábitos devido a algumas actividades que temos desenvolvido. Nem sempre podemos estar com as crianças com a frequência que gostaríamos, mas tentamos fazer o nosso melhor. Os trabalhos que se encontravam expostos eram referentes a algumas actividades desenvolvidas pelas crianças, connosco e com as educadoras, durante este ano lectivo.

Tentamos que esta exposição tivesse alguns trabalhos referentes à saúde, como já tínhamos referido mais acima, pois é um dos temas a que nos propusemos tratar durante este último período. Fizemos alguns jogos que dizem respeito a este tema, mas de uma forma interactiva, ou seja, as crianças divertiram-se em jogos online. Para além destes jogos, a exposição continha jogos apelativos às crianças. Tinha jogos, como legos, o jogo do galo e o jogo da glória. Metemos estes jogos, pois como a exposição decorreu numa biblioteca tivemos que fazer uma escolha selectiva dos jogos, de maneira a que não houvesse quaisquer distúrbios. Na exposição também estava visível um vídeo que continha inúmeras fotos nossas e das crianças. Nestas fotos estavam presentes algumas actividades que desenvolvemos com as crianças, como a festa de Natal, a Exposição Viva de Carnaval e algumas das vezes que fomos ao ATL ajudar as crianças nas diversas acções que elas efectuavam no dia-a-dia (como: trabalhos de casa, trabalhos lúdicos e entre muitos outros).

No final da exposição demos às crianças um lanche preparado por nós, mas também oferecemos um certificado de participação a cada um das crianças. Esse lanche e a entrega dos certificados aconteceram na nossa escola, ao ar livre. Em suma, acreditamos que tivemos um bom desempenho nesta actividade e em todas as actividades que nos propusemos fazer durante este ano lectivo. Pensamos que contribuímos e, fazemos questão de continuar a contribuir, para que estas crianças mais tarde possam ajudar aqueles que mais precisam assim como nós fazemos com elas.

Não ingressamos neste projecto à espera de ser recompensados, nem pouco mais ou menos, apenas queríamos mostrar que jovens como nós podem fazer a diferença em crianças que ainda estão a iniciar o seu percurso de vida. E, sabemos que no meio social em que estão inseridas, se não tiverem um acompanhamento, quer por parte dos educadores quer por parte das auxiliares, acabam por seguir maus rumos. Daí o nosso grupo ter o nome de "Nós por eles, eles por Portugal", é uma forma de as pessoas perceberem que se ajudarmos, nem que seja um bocado quem mais precisa, vamos acabar por fazer com que eles futuramente ajudem outras pessoas e, assim contribuiremos todos para um Portugal melhor.

P.S: Na 1ª prova referimos que iríamos fazer uma gincana no 3º Período e isso mantêm-se. Apenas tivemos, devido a prazos, de trocar a ordem das actividades que iríamos desenvolver no decorrer do 3º Período. A Gincana será efectuada no final do mês de Maio, com todas as componentes que estavam propostas. Nesta irá ser evidente a pesquisa que efectuamos acerca do Desenvolvimento Psicológico e Psico-motor das crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10, que são as idades das crianças com quem trabalhamos, através de jogos tradicionais e de jogos efectuados por nós de maneira a serem adequados às mesmas.

Palavras-Chave:
Visualizações: 7132
Conteúdos do mesmo autor Ver todos
Conteúdos na mesma categoria Ver todos
Pesquisa no Zappiens
Como publicar conteúdos no Zappiens
Licenças Creative Commons

ZappStream disponível em código-aberto

O ZappStream é um servidor de vídeos que permite uma gestão eficiente da largura de banda e acesso directo a qualquer parte de um vídeo durante a sua transmissão.

O código do ZappStream é agora disponibilizado para que possa ser utilizado e melhorado no âmbito de outras iniciativas.