Zappiens main page.Página Inicial
Categorias
Registo
Login
Zappiens

Grifos na Web: Cópula e Incubação do Ovo

   
 
Incorporar
Autor: FCCN
Submetido por: FCCN
Categoria: Ciências Naturais → Natureza
Data: 2008-06-16
Descrição:

Neste vídeo é possível observar a cópula (no "ninho de cima") e a incubação do ovo, já no novo ninho, um momento aguardado pacientemente por todos os que observam diariamente Grifos na Web. Grifos na Web é um projecto inovador, que transmite a vida de um casal de grifos em directo das escarpas do Tejo nas Portas de Rodão, em Vila Velha de Rodão. Este projecto, lançado pela parceria Jornal Público, FCCN, Refer Telecom e SIC, tem como um dos objectivos chamar a atenção para a conservação da natureza, proteger espécies selvagens e utilizar e dinamizar novas tecnologias de banda larga, área em que se destaca a FCCN. A FCCN é a instituição responsável pela operação da câmara colocada no ninho e pelo arquivo das imagens registadas, as quais são transmitidas em directo no web site : www.publico.pt/grifosnaweb No que diz respeito à Refer Telecom, a empresa tem a seu cargo a gestão da infraestrutura tecnológica no local e fornecimento de energia eléctrica, através de um bastidor colocado perto do local onde se situa o ninho. A colaboração de Carlos Pacheco, biólogo especialista em grifos, é essencial para estabelecer a ponte entre tecnologia e preservação da natureza, sem a qual o sucesso do projecto estaria condicionado.

Imagens captadas em Janeiro de 2008.

Palavras-Chave:
Visualizações: 13730
Conteúdos relacionadosVer todos
Conteúdos do mesmo autor Ver todos
Conteúdos na mesma categoria Ver todos
Pesquisa no Zappiens
Como publicar conteúdos no Zappiens
Licenças Creative Commons

ZappStream disponível em código-aberto

O ZappStream é um servidor de vídeos que permite uma gestão eficiente da largura de banda e acesso directo a qualquer parte de um vídeo durante a sua transmissão.

O código do ZappStream é agora disponibilizado para que possa ser utilizado e melhorado no âmbito de outras iniciativas.